SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue85Metalinguistic skills in the literacy process of children with learning disordersEvaluation of production about critical reading in the PsychINFO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

RAMOS, Maria Inês Paton. A entrevista de anamnese sob a ótica do referencial teórico psicodramático: uma contribuição para a psicopedagogia. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.85, pp. 97-102. ISSN 0103-8486.

Para Jacob Levi Moreno, idealizador da teoria psicodramática, o indivíduo nasce em Sociedade e necessita dos outros para sobreviver, sendo apto para a convivência com os demais. E é concebido e estudado por meio de suas relações interpessoais. O presente artigo tem como objetivo abordar alguns referenciais teóricos da teoria psicodramática: os conceitos de matriz de identidade, da teoria dos papéis e do átomo social e propor esta ótica teórica ao psicopedagogo para auxiliá-lo na compreensão da história de vida do paciente, durante a entrevista de anamnese no diagnóstico psicopedagógico.

Keywords : Anamnese; Psicodrama; Desempenho de Papéis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License