SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número86Caracterização do desempenho de crianças com distúrbio de aprendizagem em estratégias de compreensão leitora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

CRENITTE, Patrícia Abreu Pinheiro et al. Estudo piloto de adaptação da bateria neuropsicológica luria-nebraska para crianças (LNNB-C). Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.86, pp. 117-125. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: Em nosso País há carência de instrumentos neuropsicológicos para a avaliação das dificuldades de aprendizagem. OBJETIVO: O objetivo do presente trabalho foi realizar estudo piloto de adaptação de algumas escalas da Bateria Neuropsicológica Luria-Nebraska (LNNB-C) em crianças sem dificuldades de aprendizagem. MÉTODO: Participaram deste estudo 100 crianças de 8 anos a 8 anos e 11 meses. Os procedimentos incluíram construção da versão preliminar do instrumento, avaliação inicial, reformulação do instrumento e estudo piloto. Foram adaptadas as escalas de funções visuais, linguagem receptiva, linguagem expressiva, escrita, leitura, aritmética e memória. RESULTADOS: Os resultados apresentam o desempenho da amostra total em termos de média dos escores-T, percentis (90% e 95%) e pontuações mínimas e máximas obtidas. CONCLUSÃO: São sugeridos novos estudos para adaptação de outras escalas e para a busca de evidências de validade.

Palabras clave : Neuropsicologia; Transtornos de aprendizagem; Criança; Testes neuropsicológicos; Exame neurológico [métodos].

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License