SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue86Pilot study of adaptation of the Luria-Nebraska Neuropsychological Battery for children (LNNB-C)Evaluation of training courses: "little mouth method" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MACHADO, Andréa Carla  and  CAPELLINI, Simone Aparecida. Caracterização do desempenho de crianças com distúrbio de aprendizagem em estratégias de compreensão leitora. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.86, pp. 126-132. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: O distúrbio de aprendizagem apresenta alterações em habilidades como identificação e decodificação da palavra, compreensão de leitura, cálculo e raciocínio matemático, o que ocasiona um prejuízo significativo na aprendizagem escolar. OBJETIVO: Caracterizar o desempenho de estratégias relacionadas à compreensão leitora em crianças com distúrbio de aprendizagem. MÉTODO: Participaram deste estudo doze crianças do 3º ao 7º ano do ensino fundamental do município de Marília-SP, de ambos os gêneros, na faixa etária de 8 a 13 anos de idade. Os dados foram coletados no Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem do Departamento de Fonoaudiologia da FFC/UNESP - Marília, SP. Para a aplicação das tarefas de compreensão de leitura, foi utilizada leitura de um texto, seguida por perguntas e respostas. Durante a aplicação da tarefa de compreensão de textos, os erros foram anotados e computados posteriormente nas seguintes categorias: Bom, quando ocorreu autonomia da criança para a realização da tarefa; Médio, quando ocorreu auxílio verbal da pesquisadora para a compreensão da leitura e Deficiente, quando a criança não realizou a tarefa de compreensão. RESULTADOS: Os resultados foram analisados de forma descritiva. Neste estudo verificou-se que a maioria das crianças com distúrbio de aprendizagem obteve um desempenho deficiente de 80% e 90% em quase todas as estratégias analisadas, sendo em algumas delas alcançando a porcentagem de 100%, ou seja, nenhuma das crianças realizarou as estratégias observadas, como, por exemplo: o uso de habilidade fonológica para abordar a palavra e entonação. CONCLUSÃO: Os resultados deste estudo permitiram concluir que as estratégias relacionadas à compreensão leitora das crianças com distúrbio de aprendizagem obtiveram um desempenho abaixo do esperado para as suas idades e escolaridade. Este fato demonstra a importância da realização de estudos futuros, com amostras maiores de participantes, para investigar e identificar as estratégias de leitura de textos em crianças com distúrbio de aprendizagem. Os resultados também poderão maximizar novas pesquisas referentes à construção de intervenções sobre compreensão leitora.

Keywords : Transtorno de aprendizagem; Leitura; Compreensão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License