SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue86Characterization of the performance of children with learning disabilities in reading comprehension strategiesThe use of literature in early childhood education: investigation and intervention with preschool teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

RIBEIRO JARDINI, Renata Savastano  and  RIBEIRO RUIZ, Lydia Savastano. Avaliação dos cursos de capacitação: "método das boquinhas". Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.86, pp. 133-143. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: O Método Fonovisuoarticulatório (Método das Boquinhas) utiliza, além das estratégias fônicas (fonema/som) e visuais (grafema/letra), as articulatórias (articulema/Boquinhas). Seu desenvolvimento foi alicerçado na Fonoaudiologia, em parceria com a Pedagogia, indicado para alfabetizar quaisquer crianças, jovens e/ou adultos e reabilitar os distúrbios da leitura e escrita. OBJETIVOS: Os objetivos do presente trabalho são avaliar os cursos e os multiplicadores do Método, bem como a metodologia em si. MÉTODO: Foi feita uma análise quantiqualitativa de questionário de múltipla escolha. Participaram 10 multiplicadores, que ministraram 37 cursos para 1668 educadores, em 13 cidades dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, durante o ano de 2010. CONCLUSÕES: Concluiu-se que o Método das Boquinhas foi aceito pela maioria dos participantes, para ser utilizado em sala de aula para todo tipo de aluno, com ênfase nos que apresentam algum grau de dificuldade, abrindo precedentes para a reflexão sobre o sucesso da inclusão pedagógica, que é a demanda educacional atual, estar relacionado à metodologia adotada. Ainda, concluiu-se que os educadores desse estudo vêem a necessidade e a urgência de uma proposta de natureza fonológica e articulatória, com bases oralistas, para a melhoria da educação brasileira, inclusive, enfatizando a necessidade de capacitações continuadas, que se iniciem na grade curricular da formação de docentes alfabetizadores. Como finalização, a totalidade dos entrevistados ficou satisfeita com a atuação/forma de trabalho dos multiplicadores, constatando se tratar de um trabalho já aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC. Esse trabalho reforça a necessária aliança entre a Fonoaudiologia e Pedagogia, para o melhor desempenho de alunos e docentes.

Keywords : Aprendizagem; Educação; Fonoaudiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License