SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue86Evaluation of training courses: "little mouth method"Mothers of children with low vision: understanding the process of visual stimulation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MAIA, Ana Claudia Bortolozzi; LEITE, Lucia Pereira  and  MAIA, Ari Fernando. O emprego da literatura na educação infantil: a investigação e intervenção com professores de pré-escola. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.86, pp. 144-155. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: As escolas infantis são espaços ampliados de educação e atenção à primeira infância. O papel do educador como mediador na aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento infantil, sendo que o uso de livros infantis pode atuar como importante recurso didático-metodológico nesse processo. MÉTODO: Este artigo relata uma intervenção psicoeducacional realizada junto aos educadores de uma pré-es cola pública com os objetivos de: (a) registrar o acervo de livros infantis da escola, (b) investigar sobre a aquisição e o uso de livros infantis pelas professoras e (c) oferecer uma intervenção às professoras em relação ao uso pedagógico dos livros infantis. Participaram sete educadoras que atuavam com crianças de 2 a 6 anos. RESULTADOS: Os resultados indicam que entre os 315 livros na escola, a maioria versava sobre histórias de animais (75 livros), fantasias e mistérios (38), contos de fada e fábulas (34), aprendizagem formal (33), aprendizagem de regras (33) e natureza e meio ambiente (22). As educadoras relataram que a escolha dos livros era feita principalmente pela faixa etária à qual os livros eram destinados, como também a partir dos temas presentes nos textos e/ou ilustrações. Apesar das educadoras acreditarem que os livros podem estimular a leitura das crianças, elas não descrevem seu uso em atividades direcionadas e relatam falta de conhecimentos sobre a utilização deles. CONCLUSÃO: A proposta de intervenção ofertada às professoras possibilitou a elas o repensar do uso dos livros na pré-escola, instruindo-as para a utilização dos livros visando estimular a fantasia, a criatividade e a capacidade crítica e reflexiva das crianças.

Keywords : Educação infantil; Literatura infanto-juvenil; Educação continuada; Creches.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License