SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número86O emprego da literatura na educação infantil: a investigação e intervenção com professores de pré-escolaAnálise da produção de um aluno considerado malsucedido na resolução de problemas matemáticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

FIGUEIREDO, Mirela de Oliveira; SILVA, Roberto Benedito de Paiva e  e  NOBRE, Maria Inês Rubo. Mães de crianças com baixa visão: compreensão sobre o processo de estimulação visual. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.86, pp. 156-166. ISSN 0103-8486.

OBJETIVOS: Analisar como mães de crianças com baixa visão compreendem o processo de estimulação visual de seus filhos e o percurso ao serviço de intervenção terapêutica. MÉTODO: Este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa. Foram entrevistadas 11 mães de crianças com baixa visão atendidas pelo Serviço de Estimulação Visual do Setor de Oftalmologia do Hospital de Clínicas da Unicamp. Para a coleta dos dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas. Os tópicos principais da entrevista foram: compreensão das mães a respeito do encaminhamento para a estimulação visual, percurso e condições para comparecer aos atendimentos de estimulação visual e a importância da estimulação visual. RESULTADOS: Algumas mães referiram que não lembravam, não sabiam, ou até alegaram que não foram informadas do porque foram encaminhadas ao serviço de estimulação visual. As mães conseguem entender gradativamente a situação do filho, na medida em que têm contato com os profissionais que estão intervindo no processo de estimulação visual da criança. O percurso para chegar aos atendimentos apresenta variações de acordo com as condições financeiras e de transporte. A maioria das mães considera os pequenos progressos, parece entender que a aprendizagem dos filhos é gradativa e a importância de dar continuidade à estimulação em casa. CONCLUSÃO: A compreensão das mães sobre a importância da estimulação visual para o desenvolvimento do filho com baixa visão foi construída gradativamente, na medida em que vão sendo orientadas pelos profissionais do serviço de estimulação visual e percebendo progressos no desenvolvimento do filho.

Palavras-chave : Baixa visão; Estimulação visual; Compreensão; Mães.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License