SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue86Mothers of children with low vision: understanding the process of visual stimulationTraining of professional education: the proposition to action author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

PALMA, Rute Cristina Domingos da. Análise da produção de um aluno considerado malsucedido na resolução de problemas matemáticos. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.86, pp. 167-177. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: A pesquisa tem como objetivo investigar como alunos considerados malsucedidos em matemática resolvem problemas matemáticos ao terem a oportunidade de utilizar suas próprias estratégias. MÉTODO: A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo de caso, com análise interpretativa. O estudo foi desenvolvido em uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino do município de Cuiabá-MT. Os dados foram coletados a partir de entrevistas com a professora, observação e registro em vídeo das aulas de resolução de problemas matemáticos e do acompanhamento da resolução de problemas matemáticos por alunos considerados malsucedidos nessa atividade. No texto é apresentada a análise de dados de um aluno considerado como mau solucionador de problemas matemáticos. RESULTADOS: Os resultados indicam que, ao ter a possibilidade de usar suas estratégias pessoais, o aluno resolveu o problema matemático utilizando diferentes registros (a escrita, o material manipulável, o desenho e o algoritmo não convencional) que se articulam entre si. CONCLUSÃO: Há necessidade de considerar que o tipo de problema e o encaminhamento proposto pelo professor podem influenciar no sucesso ou no fracasso escolar do aluno ao resolver um problema matemático. No contexto escolar, a possibilidade de utilizar diferentes estratégias e registros no processo de resolução de problemas matemáticos oportuniza aos alunos a reconstrução da ação realizada; o desenvolvimento da autonomia e da criatividade; e a apropriação da linguagem matemática.

Keywords : Baixo rendimento escolar; Resolução de problemas; Matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License