SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número87Análise da associação entre o desempenho acadêmico, a velocidade de execução das tarefas e o comportamento da criança a partir da EACI-P índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

ANDRADE, Márcia Siqueira de. Estudo sobre a escrita em crianças e adolescentes abrigados. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.87, pp. 219-225. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Esta pesquisa teve como objetivo identificar a qualidade da aprendizagem da escrita em crianças institucionalizadas. MÉTODO: Participaram do estudo 20 estudantes das 2ª, 3ª e 4ª séries do ensino fundamental de escolas da rede pública, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 14 anos, atendidas em instituição privada caracterizada por "abrigo". Os dados foram coletados por meio do teste Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita-ADAPE. RESULTADOS: Os resultados revelaram que a maioria dos participantes aglutina-se abaixo da média de acertos. CONCLUSÃO: A vivência institucional pode proporcionar prejuízos cognitivos às crianças abrigadas, especialmente em relação à aprendizagem da escrita.

Palavras-chave : Aprendizagem; Escrita; Institucionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License