SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue87Analysis of association between the academic performance, the speed of execution of tasks and behavior of children from EACI-PWritten production analysis of children with developmental dyslexia submitted to a computerized phonological intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

VALLE, Luiza Elena Ribeiro do; REIMAO, Rubens  and  MALVEZZI, Sigmar. Reflexões sobre Psicopedagogia, estresse e distúrbios do sono do professor. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.87, pp. 237-245. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: A Psicopedagogia se ocupa dos fatores envolvidos na aprendizagem. Os sintomas de estresse e os distúrbios do sono também repercutem na aprendizagem, especialmente quando esses transtornos ocorrem com o professor, o responsável pelo processo de ensino. OBJETIVO: O objetivo desta pesquisa é investigar o tipo de sintomas de estresse de professores da rede pública de Poços de Caldas. MÉTODO: A pesquisa, do tipo exploratório descritivo, estudou uma população de conveniência de 165 professores de Poços de Caldas, dos quais 59% apresentavam estresse e 46,7% eram maus dormidores, evidenciando associação entre os sintomas de estresse e o sono. Por meio do Questionário de Fatores de Estresse dos Professores (QFEP-Valle & Malvezzi), foram investigados os aspectos qualitativos do estresse dos professores. RESULTADOS: Os fatores predominantes que estressam os professores são: dupla jornada de trabalho e multiplicidade de tarefas, salário, barulho nas salas de aula e dificuldades nas relações família-escola. CONCLUSÕES: Este estudo revela a necessidade de pesquisas e atenção ao professor para prevenir consequências prejudiciais do estresse e dos distúrbios do sono.

Keywords : Estresse psicológico; Sono; Transtornos do sono; Docentes; Saúde do trabalhador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License