SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número87Análise da produção escrita de crianças com dislexia do desenvolvimento submetidas a intervenção fônica computadorizadaBurnout: a doença da alma na educação e sua prevenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SOUZA, Aline Viganô de  e  CAPELLINI, Simone Aparecida. Percepção visual de escolares com distúrbios de aprendizagem. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.87, pp. 256-261. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Caracterizar os achados de percepção visual de escolares com distúrbios de aprendizagem. MÉTODO: Participaram deste estudo 24 escolares na faixa etária de 7 a 12 anos de idade, de ambos os gêneros, com nível socioeconômico médio. Os escolares foram divididos em dois grupos: Grupo I (GI) - composto por 12 escolares com diagnóstico interdisciplinar de distúrbios de aprendizagem, sendo 75% do sexo masculino e 25% do sexo feminino; Grupo II (GII) - composto por 12 escolares com bom desempenho acadêmico, pareados por sexo e faixa etária com os escolares do GI. Todos os escolares foram submetidos ao Teste Evolutivo de Percepção Visual - DTVP-2, composto de oito subtestes que medem habilidades viso-motoras interrelacionadas com percepto-visuais diferentes. Os resultados foram analisados estatisticamente por meio do teste de Mann-Whitney, para verificar possíveis diferenças de desempenho nas tarefas entre os grupos estudados. RESULTADOS: Os resultados revelaram diferença estatisticamente significante entre o GI e o GII, demonstrando que o GI apresentou alterações que indicam déficit de percepção viso-motora, apesar das habilidades de relação espacial e figura e fundo estarem íntegras. CONCLUSÃO: Os escolares do GI apresentaram desempenho inferior na habilidade de coordenação viso-motora, de posição no espaço, de cópia, de closura visual, de velocidade viso-motora e de constância de forma em relação aos escolares do GII.

Palavras-chave : Aprendizagem; Avaliação; Percepção visual; Transtornos de aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License