SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue87Visual perception of students with learning disabilitiesAn autopsy on the origins of the problems of learning mathematics under the lens of transfer in Freud author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

ANGELINI, Rossana Aparecida Vieira Maia. Burnout: a doença da alma na educação e sua prevenção. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.87, pp. 262-272. ISSN 0103-8486.

Esse artigo tem como intuito propor uma reflexão acerca dos novos caminhos da educação no século XXI. Consideramos relevante propor uma discussão sobre os novos paradigmas que redirecionam a vida humana e as implicações sobre a educação nesse processo. Vamos, portanto, eleger as implicações filosóficas que a física quântica traz como porta-voz na ativação dos novos princípios que regem o mundo e a ciência contemporânea, que inclui a espiritualidade como condição humana, dentro de uma abordagem transdisciplinar para a compreensão de uma síndrome - burnout, sintoma de uma educação adoecida que leva professores e alunos a um sofrimento psicofisicoespiritual.

Keywords : Educação; Esgotamento profissional; Espiritualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License