SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número88A eficácia das oficinas de estimulação em um modelo de resposta à intervençãoDesenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 4 a 8 anos de idade: avaliação de habilidades de rima índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

HEINEMANN, Isabella Lencastre  e  SALGADO-AZONI, Cíntia Alves. Intervenção psicopedagógica com enfoque fonovisuoarticulatório em crianças de risco para dislexia. Rev. psicopedag. [online]. 2012, vol.29, n.88, pp. 25-37. ISSN 0103-8486.

OBJETIVOS: Verificar a eficácia da intervenção psicopedagógica baseada no Método das Boquinhas em crianças com dificuldade de aprendizagem do 1º ano do Ensino Fundamental I. MÉTODO: Participaram do estudo 11 crianças do 1º ano do ensino público fundamental municipal da cidade de Campinas-SP, de ambos os gêneros, faixa etária de 6 a 7 anos de idade, alfabetizados pela metodologia com enfoque silábico. Todas as crianças frequentaram a educação infantil anteriormente ao início do 1º ano e pertenciam à mesma sala de aula. As crianças foram divididas em: GEI - 3 crianças com dificuldades de aprendizagem do 1º ano do Ensino Fundamental I, que foram submetidas a intervenção psicopedagógica sob o enfoque fonovisuoarticulatório; GEII - 3 crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, com dificuldade de aprendizagem, que não foram submetidas a intervenção psicopedagógica sob o enfoque fonovisuoarticulatório; e GC - 5 crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, sem queixas de dificuldades de aprendizagem, não submetidas à intervenção. RESULTADOS: Verificou-se que as crianças do GEI e GEII apresentaram dificuldades em todas as provas pré-testagem; o GEI após intervenção apresentou melhora significativa na leitura e na escrita, aproximando-se do GC. CONCLUSÃO: A pesquisa permitiu concluir que a intervenção psicopedagógiga sob enfoque fonovisuoarticulatório é eficaz com crianças que apresentam sinais de risco para dislexia.

Palavras-chave : Dislexia; Intervenção; Transtornos de aprendizagem; Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )