SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número88Intervenção psicopedagógica com enfoque fonovisuoarticulatório em crianças de risco para dislexiaParceria colaborativa entre fonoaudiólogo e professor: análise dos diários reflexivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

FREITAS, Patrícia Martins de; CARDOSO, Thiago da Silva Gusmão  e  SIQUARA, Gustavo Marcelino. Desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 4 a 8 anos de idade: avaliação de habilidades de rima. Rev. psicopedag. [online]. 2012, vol.29, n.88, pp. 38-45. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: O objetivo do estudo foi avaliar o desenvolvimento da consciência fonológica ao nível da rima em crianças de 4 a 8 anos, observando o efeito das variáveis idade e sexo. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal analisando o desenvolvimento da consciência fonológica ao nível da rima. Os instrumentos utilizados foram: Julgamento de Rimas (JR) e Detecção de Rimas (DR). Participaram do estudo 131 crianças de 4 a 8 anos (média de 5,68 anos), sendo 81,4% de escolas públicas de Santo Antônio de Jesus-BA; 45,9% das crianças eram do sexo feminino. Na análise de dados, foram utilizados os testes estatísticos ANOVA e teste t de Student. RESULTADOS: Os resultados da ANOVA demonstraram diferenças estatisticamente significativas entre as crianças de 4 a 8 anos, com a formação de dois grupos etários (4 a 5 e 6 a 8 anos). Os resultados do Scheffé e teste t de Student demonstraram diferenças significativas entre os grupos nas duas tarefas, sendo que a variável gênero revelou diferenças na JR, apenas no grupo 4 a 5 anos. CONCLUSÃO: Concluímos que este estudo indica a necessidade de uma avaliação adequada do desenvolvimento de habilidades de rima na fase pré-escolar e escolar inicial, pois a capacidade de crianças em idade pré-escolar de detectar aliteração e rima pode predizer o seu sucesso posterior na aprendizagem da leitura e da escrita.

Palavras-chave : Leitura; Pré-escolar; Linguagem; Transtornos da linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )