SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue88Development of phonological awareness in children 4 to 8 years of age: rhyme skills assessmentFamily and school in the comprehension of the meanings in the educational process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

BELLO, Suzelei Faria; MACHADO, Andrea Carla  and  ALMEIDA, Maria Amélia. Parceria colaborativa entre fonoaudiólogo e professor: análise dos diários reflexivos. Rev. psicopedag. [online]. 2012, vol.29, n.88, pp. 46-54. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: A consultoria colaborativa é uma proposta de atuação entre educadores e especialistas, ou seja, entre dois ou mais parceiros que trabalham em conjunto na tomada de decisões, em busca de um objetivo comum. Essa colaboração acopla habilidades desses atores, na tentativa de promover atitudes profissionais independentes, pautadas no desenvolvimento de habilidades para resolução de problema, apoio mútuo e compartilhamento de responsabilidades. Nessa dinâmica, este trabalho partiu de um relato de experiência vivenciada no âmbito da pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - PPGEEs/UFSCar, em uma disciplina denominada de "Estudos Avançados", no ano de 2009. OBJETIVO: Descrever e demonstrar, por meio dos diários reflexivos elaborados pela professora, o trabalho em parceria entre um especialista - a Fonoaudióloga - e o professor da escola regular, diante do processo inclusivo de uma criança com necessidades educacionais especiais. MÉTODO: O trabalho foi desenvolvido numa escola privada do interior de São Paulo, os dados foram coletados do diário reflexivo da professora, durante três meses de encontros quinzenais, e as análises foram qualitativas. RESULTADOS: Os dados revelados pelos diários reflexivos da professora pontuam que a parceria, para o trabalho com crianças com necessidades especiais, torna-se uma valiosa perspectiva para auxiliar e colaborar com o professor da escola regular frente às dificuldades de linguagem e comunicação. CONCLUSÃO: A parceria pode ocorrer de forma facilitadora, ao visar às dificuldades de comunicação, linguagem e fala, demonstrando que a consultoria colaborativa pode potencializar a ação da professora e envolver todo o contexto educacional.

Keywords : Fonoaudiologia; Comportamento cooperativo; Educação especial; Linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )