SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue88Collaborative partnership between speech therapist and teachers: analysis of reflective journalsIntelligence development in preschoolers: implications for learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MUNHOZ, Maria Luiza Puglisi  and  SCATRALHE, Marli da Costa Ramos. Família e escola na compreensão dos significados do processo escolar. Rev. psicopedag. [online]. 2012, vol.29, n.88, pp. 55-65. ISSN 0103-8486.

Acreditando que a comunicação e a linguagem são instrumentos significativos nas ações educativas, propomos a criação de um espaço conversacional entre pais e professores de crianças de 6 a 8 anos, de ambos os sexos, do 1º e 2º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino, de nível socioeconômico médio e médio alto, a partir do que relatam sobre a educação escolar dos filhos/alunos. Trata-se de uma metodologia que possibilita a aproximação dos dois sistemas interdependentes família e escola, visando minimizar os conflitos existentes entre eles. Concluímos que, a escola ao transmitir valores essenciais por meio das funções do professor, estende a ação educativa à família, inserindo-a. Ação considerada positiva pelos pais e professores, porque possibilita a compreensão dos significados expressos pelos sistemas interagindo.

Keywords : Escolas; Família; Comunicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )