SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número89A consciência fonológica, a consciência lexical e o padrão de leitura de alunos com dislexia do desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SILVA, Cláudia da  e  CAPELLINI, Simone Aparecida. Correlação entre habilidades cognitivo-linguísticas em escolares com dificuldades de aprendizagem. Rev. psicopedag. [online]. 2012, vol.29, n.89, pp. 183-193. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Verificar a existência de associação entre habilidades de mesmo domínio cognitivo, do teste de desempenho cognitivo-linguístico - versão coletiva e individual - , em escolares com dificuldades de aprendizagem. MÉTODO: Participaram deste estudo 57 escolares da 4ª série do ensino fundamental, com idade entre 10 anos e 5 meses a 14 anos e 7 meses, de ambos os gêneros. Como procedimento foi utilizado o Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico, versão coletiva e individual. A versão coletiva é composta por habilidades de escrita, aritmética, processamento auditivo e processamento visual, e a versão individual é composta por habilidades de leitura, consciência fonológica, processamento auditivo, processamento visual e velocidade de processamento. RESULTADOS: Os resultados deste estudo revelaram coeficiente de correlação positivo entre as variáveis dos subtestes, sugerindo que, quanto maiores os valores de uma variável, tanto maiores os valores da outra. CONCLUSÃO: A correlação de cada prova das habilidades do Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico apresentou comportamentos paralelos, indicando que, para as provas correlacionadas, o desempenho em uma variável interfere no desempenho da outra, ocasionando, assim, um déficit quanto ao desempenho desses escolares em sala de aula.

Palavras-chave : Aprendizagem; Transtornos de aprendizagem; Leitura; Escrita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )