SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número89A consciência fonológica, a consciência lexical e o padrão de leitura de alunos com dislexia do desenvolvimentoA eficácia de estratégias de remediação fonoaudiológica na avaliação das dificuldades de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MACHADO, Andréa Carla  e  ALMEIDA, Maria Amélia. Desempenho em tarefas de leitura por meio do modelo rti: resposta à intervenção em escolares do ensino público. Rev. psicopedag. [online]. 2012, vol.29, n.89, pp. 208-214. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: O modelo de Resposta à Intervenção (RTI) é um modelo de programa para a identificação precoce direcionada a alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem e também no comportamento, que necessitam de intervenções mais específicas. O RTI é uma maneira diferente de auxiliar esses alunos que, mesmo recebendo atividades apropriadas, não acompanham o desenvolvimento apresentado por seu grupo/classe. OBJETIVO: Verificar o desempenho de escolares do ensino público em tarefas de leitura, pré e pós-intervenção. MÉTODO: Participaram do estudo 14 escolares pertencentes ao 4º e 5º ano de duas escolas do ensino público, localizadas no interior do Estado de São Paulo - Brasil. Para a coleta de dados foi utilizado o instrumento denominado PROLEC - Provas de Avaliação dos Processos da Leitura, constituído de 14 tarefas. Os resultados obtidos foram analisados pelo teste estatístico Wilcoxon, ajustado pela correção de Bonferroni, para identificar quais momentos de observação diferem dos demais, quando comparados par a par. RESULTADOS: Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significantes na maioria dos pares de variáveis das tarefas analisadas, o que evidencia a importância do ensino de leitura por meio de instruções específicas e vinculadas ao entendimento do princípio alfabético. Assim, os escolares com dificuldades em leitura precisam conhecer o mecanismo do sistema da língua portuguesa, que podemos considerar como tarefas desde identificação letra-som até a compreensão de texto. CONCLUSÃO: Portanto, firma-se a importância no investimento de programas que visem à melhora dos processos da leitura como um todo.

Palavras-chave : Estudos de intervenção; Instituições acadêmicas; Leitura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )