SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue89Youth and adults education from the perspective of the Neurosciences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SHIMIZU, Vitoria Tiemi  and  MIRANDA, Mônica Carolina. Processamento sensorial na criança com TDAH: uma revisão da literatura. Rev. psicopedag. [online]. 2012, vol.29, n.89, pp. 256-268. ISSN 0103-8486.

Estruturada a partir da interação com o ambiente, a aprendizagem depende da integridade do processamento sensorial, relacionado à função neurológica de organizar e processar as informações sensoriais do corpo e do ambiente, produzindo respostas adaptativas adequadas. Dificuldades do processamento sensorial podem desencadear comprometimentos tanto no desempenho motor e comportamental, como também na aprendizagem. São poucos os estudos sobre a dimensão sensório-motora no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), sendo ainda mais escassos os estudos sobre a relação entre o processamento sensorial e os sintomas comportamentais do TDAH. Esta revisão de literatura busca caracterizar os principais aspectos do processamento sensorial e do TDAH, bem como a relação entre essas dimensões. Procura, também, discutir e contribuir na compreensão do papel do processamento sensorial na produção das respostas comportamentais e no processo de aprendizagem, assim como sua possível contribuição na sintomatologia presente no TDAH, apontando para a importância de uma abordagem multidimensional para o quadro do TDAH na infância.

Keywords : Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade; Comportamento; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )