SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número90Avaliação de crianças pré-escolares: relação entre testes de funções executivas e indicadores de desatenção e hiperatividadeInclusão: um enfoque piagetiano sobre as relações de amizade no contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

GOMES, Renata Trefiglio Mendes et al. Protocolo psicopedagógico de avaliação interdisciplinar de crianças com lesão cerebral. Rev. psicopedag. [online]. 2012, vol.29, n.90, pp. 290-300. ISSN 0103-8486.

O objetivo deste trabalho foi descrever os procedimentos de atendimento no Ambulatório de Neuroplasticidade do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar (NANI), com foco no detalhamento do protocolo psicopedagógico de avaliação. Para isso, foi realizada descrição dos procedimentos de atendimento, do protocolo psicopedagógico de avaliação e o perfil dos usuários atendidos no ano de 2011, a fim de explicitar como se deu a atuação psicopedagógica nesse contexto. Os indivíduos foram submetidos a anamnese, avaliação neuropsicológica, avaliação terapêutica-ocupacional, exame neurológico e avaliação psicopedagógica. Os resultados da avaliação psicopedagógica foram: 25% realizavam leitura ortográfica, 25% leitura alfabética e 50% leitura logográfica. O nível de escrita na qual se encontravam foi: 63% no nível alfabético e 37% no nível pré-silábico. No domínio matemático, 63% tinham consolidado o sistema de numeração decimal e realizavam operações aritméticas de adição e subtração, enquanto que os outros 37% não dominavam ainda esse conceito. O protocolo mostrou-se sensível e eficaz na avaliação de sujeitos com lesão cerebral, uma vez que propõe a avaliação de questões relacionadas a linguagem, escrita, leitura, matemática e aspectos comportamentais.

Palavras-chave : Protocolo de Avaliação; Psicopedagogia; Traumatismos encefálicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )