SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número90Protocolo psicopedagógico de avaliação interdisciplinar de crianças com lesão cerebralEstudo comparativo sobre a formação em psicopedagogia em três países: Argentina, Brasil e Espanha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

RICARDO, Lorena Santos  e  ROSSETTI, Claudia Broetto. Inclusão: um enfoque piagetiano sobre as relações de amizade no contexto escolar. Rev. psicopedag. [online]. 2012, vol.29, n.90, pp. 301-312. ISSN 0103-8486.

Objetivou-se investigar se há diferença no conceito de amizade, no respeito às diferenças e nos relacionamentos entre pares no contexto escolar, entre 17 crianças que estudam com um autista em classe inclusiva (CI) e 17 que estudam em classe não-inclusiva (CNI), todas com idade entre 7-8 anos. Para a coleta de dados foram criados catorze cartões com desenhos de crianças em diversas situações, para que cada participante indicasse se aquelas crianças poderiam ou não ser amigas. Também foi utilizado um roteiro de entrevista baseado no método clínico Piagetiano. A maioria dos participantes define "amizade" e percebe o diferente de forma semelhante, embora os alunos da CI pareçam mais dispostos a respeitar e se relacionar com estes. Os dados apontam para a necessidade de incentivo à amizade e ao respeito às diferenças no contexto escolar, uma vez que isso contribui para o desenvolvimento social das crianças.

Palavras-chave : Inclusão escolar; Amizade; Teoria piagetiana; Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )