SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número90Inclusão: um enfoque piagetiano sobre as relações de amizade no contexto escolarA produção subjetiva da violência nas escolas: indicador de sentido para avaliação e desenvolvimento de política educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SANTOS, Jane Nogueira dos et al. Estudo comparativo sobre a formação em psicopedagogia em três países: Argentina, Brasil e Espanha. Rev. psicopedag. [online]. 2012, vol.29, n.90, pp. 313-319. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Apresentar estudo comparativo sobre a formação em Psicopedagogia em três países: Brasil, Argentina e Espanha. MÉTODO: Análise de amostra composta por 12 cursos de graduação em Psicopedagogia, quatro cursos de cada um dos três países. Os critérios utilizados para a comparação foram: perfil profissional, duração do curso e análise das grades curriculares. As disciplinas que compunham as grades curriculares foram divididas por subáreas do conhecimento: educação, saúde, social, psicologia e psicopedagogia. RESULTADOS: Os resultados indicam que, mesmo havendo variação na ênfase das disciplinas que compõem a grade curricular, a formação oferecida é semelhante entre os países analisados. CONCLUSÃO: A formação do psicopedagogo nesses países busca garantir um corpo de conhecimento que garanta uma atuação seja na área da saúde mental, seja na área escolar.

Palavras-chave : Psicopedagogia; Instituições acadêmicas; Educação superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )