SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número91Desempenho de escolares com e sem transtorno de aprendizagem em leitura, escrita, consciência fonológica, velocidade de processamento e memória de trabalho fonológicaIdentificação do desempenho acadêmico e comportamental de crianças com dificuldade de aprendizagem para participação em um programa de consultoria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SILVA, Márcia Cristina Araújo Lustosa; CRUZ, Valmira Maria de Amariz Coelho  e  SILVA, Frederico Fonseca da. A aprendizagem significativa uma interface com protagonismo juvenil: numa perspectiva socioafetiva. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.91, pp. 12-20. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo geral investigar as dificuldades de aprendizagem dos jovens participantes do Programa de Inspiração Internacional. MÉTODO: Foram entrevistados 15 alunos, com idade entre 9 e 19 anos, de ambos os sexos, estudantes do ensino fundamental e médio, pertencentes a uma Escola Estadual. Os alunos responderam a uma anamnese, que contemplou os seguintes itens: identificação do paciente, dados do informante, dados clínicos, aspectos socioemocionais e observações. RESULTADOS: Observou-se diminuição da repetência e evasão escolar com a melhoria da aprendizagem, numa abordagem socioafetiva. CONCLUSÕES: A afetividade e o protagonismo têm papel de suma importância na construção do desenvolvimento cognitivo.

Palavras-chave : Aprendizagem; Afeto; Protagonismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )