SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número91A aprendizagem significativa uma interface com protagonismo juvenil: numa perspectiva socioafetivaO lugar do sujeito na educação infantil: uma análise na perspectiva da psicologia histórico-cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MACHADO, Andréa Carla  e  ALMEIDA, Maria Amelia. Identificação do desempenho acadêmico e comportamental de crianças com dificuldade de aprendizagem para participação em um programa de consultoria. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.91, pp. 21-30. ISSN 0103-8486.

A consultoria colaborativa configura-se como um modelo de colaboração entre o professor regente e profissional da educação especial, onde nessa parceria promove assistência aos professores do ensino regular e serviços indiretos para os alunos com necessidades. Nessa perspectiva, as dificuldades acentuadas de aprendizagem relacionadas a leitura, escrita e matemática têm sido de grande interesse para a Educação Especial, pois problemas nessa área podem afetar a inclusão social e, consequentemente, produzir impacto negativo no aluno e no seu comportamento. Nessa direção, a consultoria colaborativa torna-se relevante para auxiliar nesse processo. Assim, o presente estudo objetivou identificar o desempenho acadêmico e comportamental de crianças com dificuldade de aprendizagem para participação em um programa de consultoria colaborativa. Participaram desse estudo quatro crianças pertencentes ao quinto ano do ensino fundamental, de ambos os gêneros, com média de 10 anos de idade (DP = 0,52), com dificuldade de aprendizagem, bem como de comportamento, pertencentes à escola pública municipal de uma cidade do interior paulista. Para verificar o desempenho das crianças foram utilizados os instrumentos: Teste do Desempenho Escolar (TDE) e Escala de avaliação do comportamento infantil para o professor (EACI-P). Os dados foram analisados de acordo com os critérios específicos de cada instrumento e aplicada análise descritiva. Os resultados evidenciaram que as crianças apresentaram resultados no desempenho escolar aquém para sua faixa etária e escolaridade, e também obtiveram escores anormais nas variáveis referentes ao comportamento. Tais resultados demonstraram que é necessário o investimento em protocolos de identificação tanto para o desempenho acadêmico como para os comportamentos observados em sala de aula, pois ambas as variáveis estão presentes no processo de aprendizagem. Dessa forma, as crianças compuseram o quadro de alunos que participaram do programa de consultoria colaborativa.

Palavras-chave : Transtornos de aprendizagem; Comportamento; Instituições acadêmicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )