SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número91O lugar do sujeito na educação infantil: uma análise na perspectiva da psicologia histórico-culturalA aquisição da linguagem por meio das interações promovidas pelo cuidador em classe de berçário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

PAULA, Maria de Lourdes Bersogli  e  ASSUMPCAO JR., Francisco B.. Delinquência juvenil e família. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.91, pp. 43-51. ISSN 0103-8486.

Os autores avaliam 30 adolescentes cumprindo medida socioeducativa na FEBEM de São Paulo em função de quadro delitivo, comparando-os com outros 30 adolescentes de idade e classe social similar, provenientes de escola normal de ensino do estado de São Paulo, por meio de questionário elaborado com 17 perguntas, a fim de verificar repetição das condutas no mesmo sistema familiar. Resultados apontam diferenças estatisticamente significativas entre as duas populações, com o grupo em medida socioeducativa apresentando maior índice de familiares que já haviam cumprido a mesma medida ou mesmo que já haviam sido reclusos em penitenciárias, da mesma forma, pode-se observar maior índice de utilização de drogas, menor apoio familiar e piores perspectivas de futuro. Os autores concluem que se pode aventar a hipótese de continuidade transgeracional dessas condutas, em função não só dos modelos parentais, mas também da dinâmica familiar que, provavelmente, se estrutura ao redor dessas condutas.

Palavras-chave : Delinquência juvenil; Transtorno da conduta; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )