SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue91Juvenile delinquency and familyIntellectual disability: twelve years of publishing at SciELO base author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

TEIXEIRA, Cristina Ribas  and  DICKEL, Adriana. A aquisição da linguagem por meio das interações promovidas pelo cuidador em classe de berçário. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.91, pp. 52-63. ISSN 0103-8486.

O presente artigo tem como tema a aquisição da linguagem por meio das interações promovidas pelo cuidador em classe de berçário. Visa investigar as mediações vivenciadas na escola de educação infantil pelas crianças por intermédio do adulto, suas representações por meio da palavra, ou seja, como as representações se materializam pela palavra. Por meio das observações realizadas em uma escola de educação infantil, foram coletadas informações acerca da interação cuidador/bebê. Essas informações foram divididas em episódios com o intuito de compreender como se estabelece esse processo por intermédio do adulto, a elaboração dos episódios se deu a partir dos diálogos entre cuidador e bebê de uma escola de educação infantil. Cada episódio faz referência a um dos indicadores eleitos para a análise do material, estabelecidos segundo o que se compreende como eixos fundamentais para o desenvolvimento da linguagem, são eles: o olhar, o corpo em movimento e a linguagem em si. Observou-se a importância de instigar as escolas de educação infantil a repensarem sua prática, bem como tornarem-se sujeitos transformadores de sua ação, contribuindo para uma educação de qualidade e, acima de tudo, facilitadora na formação de sujeitos desejantes de aprender. Considera-se que trabalhos dessa natureza possam contribuir para melhorar a qualidade da educação, principalmente, no que se refere ao ensino da educação infantil nas escolas de educação infantil, com o propósito de uma escola que leve em consideração a importância dos processos linguísticos para o desenvolvimento do sujeito de forma integral.

Keywords : Educação infantil; Cuidadores; Desenvolvimento da linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )