SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue92Reading assessment for bilingual students in Portuguese and Hebrew author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

KLUMPP, Carolina Ferreira Barros  and  ANDRADE, Márcia Siqueira de. Mães de crianças com dificuldades de aprendizagem: análise compreensiva do processo de intervenção. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.92, pp. 81-93. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Esta pesquisa teve como objetivo principal realizar uma análise compreensiva do processo de ressignificação da aprendizagem de mães de filhos que apresentavam dificuldades de aprendizagem por ocasião da pesquisa e que aguardavam atendimento em clínica-escola. MÉTODO: Participaram da pesquisa duas mães selecionadas aleatoriamente entre os inscritos para atendimento na referida clínica. Os dados foram coletados durante 15 sessões de intervenção e foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. RESULTADOS: Os resultados foram agrupados nas seguintes categorias temáticas definidas a priori: família e infância. Os resultados sugerem a modificação de determinadas condutas que as mães possuíam, a fim de ajudarem não só aos seus filhos em suas dificuldades, mas primeira e, principalmente, ajudarem a si próprias, por meio do resgate de suas histórias de vida, ressignificando não só vivências sofridas, mas também as relações de ensino-aprendizagem. CONCLUSÃO: Há necessidade de realização de estudos longitudinais para estudar a problemática.

Keywords : Família; Aprendizagem; Transtornos de aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )