SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue92Mothers of children with learning difficulties: analysis of the intervention processMotor performance of students with dyslexia, learning disabilities and learning difficulties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

DICHI, Rosette Khalili; BARBOSA, Anna Carolina Cassiano; MECCA, Tatiana Pontrelli  and  MACEDO, Elizeu Coutinho de. Avaliação de leitura para alunos bilíngues em português e hebraico. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.92, pp. 94-104. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: Há muitas pesquisas sobre as habilidades de leitura e escrita e suas respectivas dificuldades, sendo que a Bateria de Avaliação de Leitura e Escrita (BALE) tem se mostrado um instrumento eficaz na identificação destas dificuldades. Porém, são poucos os estudos sobre o bilinguismo e as comparações de idiomas como o português e o hebraico, quanto aos processos de aquisição e fluência. OBJETIVOS: Os objetivos deste trabalho foram verificar a adequação da versão em hebraico da BALE, por meio de evidências de validade dos escores em função das séries escolares e da correlação entre o desempenho de alunos para duas versões. MÉTODO: As duas versões dos testes foram aplicadas em 51 meninos do Ensino Fundamental de uma escola bilíngue, com idade média de 8,6 anos (DP=1,03). RESULTADOS: Os resultados demonstram que a pontuação em português foi significativamente maior do que na versão em hebraico, para os três testes. Foi observado aumento nos escores de acordo com as séries e observadas correlações positivas e significativas entre as duas versões dos testes. CONCLUSÃO: Este trabalho mostra um padrão relacional de processamento das duas línguas apesar de suas variabilidades.

Keywords : Multilinguismo; Avaliação; Leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )