SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número92Desempenho motor de escolares com dislexia, transtornos e dificuldades de aprendizagemPercepção de professores sobre a relação entre desenvolvimento das habilidades psicomotoras e aquisição da escrita índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

LEON, Camila Barbosa Riccardi; RODRIGUES, Camila Cruz; SEABRA, Alessandra Gotuzo  y  DIAS, Natália Martins. Funções executivas e desempenho escolar em crianças de 6 a 9 anos de idade. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.92, pp. 113-120. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: Funções Executivas (FE) são um conjunto de habilidades cognitivas necessárias para aprender coisas novas, raciocinar ou concentrar-se diante de um ambiente distrator. Podem ser organizadas de diferentes formas de acordo com a literatura, incluindo FE principais (flexibilidade cognitiva, controle inibitório e memória de trabalho) e FE mais complexas (resolução de problemas, raciocínio e planejamento). OBJETIVO: O presente estudo buscou investigar a relação entre FE e desempenho acadêmico de crianças entre 6 e 9 anos de uma escola pública. MÉTODO:Participaramdo estudo 40 crianças avaliadas por meio de um instrumento funcional (IFERI), respondido por pais e professores, sobre as funções executivas observadas em atividades e comportamentos do dia-a-dia da criança. Os resultados foram correlacionados com o desempenho escolar, representado pela média das notas bimestrais do ano letivo de 2012, considerando as disciplinas avaliativas de cada ano escolar (matemática e português para 1os e 2os anos, acrescentando história, geografia e ciências para os 3os anos). RESULTADOS: Verificou-se que as crianças avaliadas por seus pais e professores como possuindo melhores habilidades executivas possuem também melhor desempenho escolar, mesmo em fases iniciais do Ensino Fundamental. CONCLUSÕES: As rekações diferenciais entre desempenho escolar e as escalas preenchidas por pais e professores sugerem que esses últimos podem estar em melhores condições de avaliar tais habilidades, o que pode ser devido à sua formação que lhe provê algum conhecimento acerca do desenvolvimento infantil e de quais comportamentos seriam ou não apropriados para determinada faixa etária.

Palabras clave : Aprendizagem; Criança; Função executiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )