SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue92Teacher's perception of the relation between psychomotor abilities development and writing acquisitionThe human learning: each person with his/her style author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

CASTRO, Nitiren Queiroz  and  CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. Autoria entre muros e grades: um olhar psicopedagógico sobre o ensino/aprendizagem de dança na Fundação CASA. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.92, pp. 129-141. ISSN 0103-8486.

Este trabalho é uma reflexão teórica acerca do ensino/aprendizagem de dança (hip-hop) com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação CASA. Procura-se discutir as especificidades da dança na manifestação cultural do hip-hop nas relações de ensino-aprendizagem e identificar os saberes em jogo a partir das contribuições de um olhar psicopedagógico sobre a prática relatada. A partir das reflexões, é possível concluir que a Psicopedagogia, pelo seu caráter interdisciplinar, possibilita identificar três saberes em jogo: o desenvolvimento de estratégias de sublimação das pulsões de agressividade, a socialização e a autoria de pensamento. O breaking, no contexto da cultura hip-hop, possui especificidades - principalmente ligadas à sua história e estética - que aguçam o desejo dos adolescentes para a troca de ideias, o aprendizado e sua afirmação identitária. Além disso, a postura do ensinante de abertura ao diálogo e à escuta contribui para o desenvolvimento de um vínculo satisfatório na criação de um espaço potencial, favorecedor do simbólico e do lúdico, porta de entrada do aprendizado.

Keywords : Ensino; Aprendizagem; Dança; Adolescente; Psicopedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )