SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue92Authorship between walls and grids: a psycho-pedagogical look on the teaching/learning of dance in Fundação CASANeuropsychological assessment of subjects with brain injury: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

NATEL, Maria Cristina; TARCIA, Rita Maria Lino de  and  SIGULEM, Daniel. A aprendizagem humana: cada pessoa com seu estilo. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.92, pp. 142-148. ISSN 0103-8486.

O modo como as pessoas sentem e pensam os desafios, isto é, como manejam e buscam a solução, é diferente de uma para outra. Adotar determinada estratégia, optar por certo caminho e decidir entre uma ou outra alternativa evidencia um jeito próprio e singular de lidar com as informações. Como se dá a aprendizagem humana, compreender como as pessoas elaboram e processam as informações é uma das possibilidades de conhecer como ela aprende. Diferentes pressupostos teóricos podem explicar o fenômeno da aprendizagem humana, como a Teoria das Inteligências Múltiplas, a Teoria dos Estilos Cognitivos, bem como a Teoria dos Estilos de Aprendizagem. Com o objetivo de relacionar os conceitos de estilos cognitivos, de inteligências múltiplas e de estilos de aprendizagem com o modo de aprender das pessoas, buscamos na literatura a fundamentação que esclarecesse os conceitos citados.

Keywords : Aprendizagem; Inteligência; Cognição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )