SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número93Habilidades perceptivas visuais e qualidade de escrita de escolares com dislexia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

GUIDOLIM, Keiteuicia; FERREIRA, Tais de Lima  e  CIASCA, Sylvia Maria. Habilidades sociais em crianças com queixas de hiperatividade e desatenção. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.93, pp. 159-168. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: Alterações na atenção e no comportamento, como a hiperatividade e impulsividade, são pesquisadas por diversas áreas, entre elas a saúde e a educação, visando à compreensão dos processos relacionados a esse transtorno, bem como das alterações comportamentais e sociais. Este trabalho teve como objetivo verificar quais são as habilidades sociais alteradas e o quanto estas influenciam no desenvolvimento social da criança com queixa de desatenção e hiperatividade. MÉTODO: Foram avaliadas 28 crianças, frequentadoras do ensino público fundamental I, que apresentavam queixas de hiperatividade e desatenção, com idade entre 6 e 12 anos, que compuseram dois grupos GI (Queixas de desatenção) e GII (Queixa de desatenção e hiperatividade). Para avaliação das habilidades sociais foi utilizado o IMHSC-Del-Prette (Inventário Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças). RESULTADOS: Diante da análise estatística não houve diferenças significativas entre os grupos no que se refere às habilidades sociais. Na comparação do grupo geral com a amostra de referência do IMHSC-Del-Prette, foi observada que a média referente à resposta do grupo pesquisado está abaixo do intervalo médio da norma de referência, inferindo alguns déficits nos comportamentos sociais.

Palavras-chave : Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade; Atenção; Comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )