SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número93Habilidades perceptivas visuais e qualidade de escrita de escolares com dislexiaTreinamento breve de consciência fonológica: impacto sobre a alfabetização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

PEREIRA, Lilian Alves  e  CALSA, Geiva Carolina. Tomada de consciência: possibilidade de prevenção de dificuldades na construção do espaço topológico em alunos de educação infantil. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.93, pp. 177-188. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: A compreensão espacial é necessária para que o indivíduo possa ter diversas oportunidades de exploração de tamanho, direção e posição no espaço, permitindo que interprete e compreenda os objetos, classificando-os e organizando-os de acordo com suas propriedades. A partir dessas considerações, este trabalho tem por objetivo apresentar parte de pesquisa realizada entre os anos de 2007 a 2009 para a dissertação de mestrado em educação, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, cujo objetivo foi verificar a influência de intervenção pedagógica de caráter construtivista com ênfase na área psicomotora e tomada de consciência da ação sobre a ampliação de conceitos topológicos de crianças de 4 a 5 anos da Educação Infantil. MÉTODO: Fizeram parte da pesquisa 60 crianças com faixa etária entre 4 e 5 anos de um Centro de Educação Infantil do município de Maringá/PR. Os dados referiram-se a mudanças na construção das noções topológicas, bem como à tomada de consciência desses conceitos por parte das crianças investigadas. Para tanto, foram analisadas as entrevistas individuais, nas quais as crianças realizavam as atividades. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram que, no processo de tomada de consciência, as crianças foram capazes de alterar suas estruturas cognitivas em relação aos conceitos topológicos, que são considerados fundamentais para o desenvolvimento do autoconhecimento, da autonomia e da intencionalidade das ações para as séries iniciais. CONCLUSÕES: Os resultados demonstram com evidência que a prática pedagógica, se baseada nesses princípios teóricos e metodológicos, pode promover a reestruturação de seus conhecimentos prévios.

Palavras-chave : Educação infantil; Conscientização; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )