SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número93Tomada de consciência: possibilidade de prevenção de dificuldades na construção do espaço topológico em alunos de educação infantilOs sentidos da aprendizagem para professores da educação infantil, ensino fundamental e médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

NOVAES, Carolina Bernardi de; MISHIMA, Fabíola  e  SANTOS, Patrícia Leila dos. Treinamento breve de consciência fonológica: impacto sobre a alfabetização. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.93, pp. 189-200. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto de um treinamento de consciência fonológica breve sobre o processo de alfabetização. MÉTODO: Foram avaliados, por meio do Raven, TDE e CONFIAS, 47 alunos de primeira série, sendo que 23 receberam o treinamento e 24 formaram o grupo controle. O treinamento incluiu atividades de rima, aliteração, consciência de palavras, de sílabas e de fonemas. RESULTADOS: Após a intervenção, observou-se melhora de desempenho em leitura e escrita nos dois grupos. Os resultados do CONFIAS demonstraram melhora significativa do grupo experimental em consciência silábica (t=2,662; p=0,011) e consciência fonológica (t=2,460; p=0,018). CONCLUSÕES: Conclui-se que o treinamento breve aplicado teve efeito positivo, especialmente sobre o desenvolvimento de consciência fonológica, o que pode beneficiar o aprendizado de leitura e escrita.

Palavras-chave : Consciência fonológica; Alfabetização; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )