SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue93Brief training of phonological awareness: impact on literacyReflections on inclusion: helplessness and ethical commitment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

JESUS, Juliana Soares de; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; PETRONI, Ana Paula  and  DUGNANI, Lilian Aparecida da Cruz. Os sentidos da aprendizagem para professores da educação infantil, ensino fundamental e médio. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.93, pp. 201-2011. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: A pesquisa que ora apresentamos teve como objetivo compreender os sentidos atribuídos pelo professor à aprendizagem escolar. MÉTODO: Adotaram-se como aporte teórico e metodológico os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, com ênfase à acepção de Vygotsky sobre desenvolvimento e aprendizagem. A investigação teve como sujeitos 11 professores de duas escolas públicas de uma cidade do interior de São Paulo, sendo uma de educação infantil e outra de ensino fundamental e médio. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. RESULTADOS: Os resultados indicam que os sentidos da aprendizagem se configuram embasados pela incompreensão do processo de aprendizagem e pela crença de que os diferentes ritmos e formas dos alunos se envolverem com o ensino se constituem como problemas de aprendizagem que podem ser resolvidos por tratamento médico, e não pela efetivação de práticas de ensino mais efetivas, embasadas na compreensão de como se dá o processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens.

Keywords : Aprendizagem; Psicologia educacional; Transtornos de aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )