SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número93Os sentidos da aprendizagem para professores da educação infantil, ensino fundamental e médioContribuições da neuroimagem para o diagnóstico de dislexia do desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

BARONE, Leda Maria Codeço. Reflexões sobre inclusão: desamparo e compromisso ético. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.93, pp. 2012-2017. ISSN 0103-8486.

Sem negar a importância de se pensar na questão da inclusão e no provimento de ações capazes de atender às necessidades especiais dos indivíduos e grupos, o presente trabalho pretende refletir sobre o tema a partir do conceito de desamparo estrutural e do trabalho da cria humana para aceder à ordem da cultura. Tal consideração aponta para o perigo de medidas protetoras e paternalistas, que no lugar de orientarem-se em direção ao compromisso ético, reforçam a dependência, a submissão e a infantilização. Assim, o ponto vivo da reflexão do presente trabalho é trabalhar a ideia de que toda e qualquer ação de inclusão deve ter como horizonte a construção do rosto. Construção nascida dos embates entre desamparo estrutural e a Ananké orientará o homem em seu compromisso ético de inventar com trabalho e pena seu caminho na história humana.

Palavras-chave : Inclusão; Desamparo estrutural; Compromisso ético.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )