SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue93Reflections on inclusion: helplessness and ethical commitmentMetacognitive strategies and psychopedagogical intervention for the development of self-monitoring author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

RODRIGUES, Marina Lotufo Esvael  and  CIASCA, Sylvia Maria. Contribuições da neuroimagem para o diagnóstico de dislexia do desenvolvimento. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.93, pp. 2018-2025. ISSN 0103-8486.

A eficácia da neuroimagem como comprovação do diagnóstico de dislexia é indiscutível. Mesmo não havendo tratamento medicamentoso ou de qualquer outra espécie, as providências que possam ser tomadas na vida escolar e no dia-a-dia do paciente são imprescindíveis, podendo mudar sua vida positivamente. O presente estudo tem como objetivo realizar uma análise de artigos que relacionam neuroimagem e dislexia, apresentando, ainda, como objetivos específicos, determinar a quantidade de artigos publicados nos últimos cinco anos em revistas indexadas, relacionados com o tema citado anteriormente; estabelecer o que esses achados contribuíram para o estudo desse distúrbio e quais bases foram os suportes para os artigos mencionados. Foi realizada revisão bibliográfica nas bases PubMed e SciELO, entre janeiro de 2008 e agosto de 2013. Os artigos analisados demonstram exames de imagem possibilitaram o início de pesquisas e o conhecimento mais a fundo das diferenças anatômicas e funcionais do sistema nervoso central dos portadores de dislexia do desenvolvimento quando comparados a indivíduos que não apresentam tal condição.

Keywords : Técnicas de diagnóstico neurológico; Dislexia; Transtornos de aprendizagem [diagnóstico].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )