SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue94Intervention in the use of counting procedures and strategies with students in the first years of school with low performance in mathematicsAssessment of creativity in university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

ALVES, Ariadne Dettmann; ALENCAR, Heloisa Moulin de  and  ORTEGA, Antonio Carlos. Moralidade e concepção de amor em crianças de 6 e 9anos. Rev. psicopedag. [online]. 2014, vol.31, n.94, pp. 21-34. ISSN 0103-8486.

Refletindo sobre a importância das virtudes no desenvolvimento moral, nosso objetivo foi investigar as concepções das crianças sobre o amor. Entrevistamos, individualmente, 40 crianças, de 6 e 9 anos, em uma escola particular de Vila Velha-ES, de acordo com o método clínico proposto por Piaget. Solicitamos que cada criança mencionasse exemplos de experiência de amor e, posteriormente, justificasse suas respostas. Os exemplos mais citados foram 'ações de amor para outrem' (como ajudar e cuidar) e 'amor por determinada(s) pessoa(s)' (pessoas da família e amigos, entre outros), que aumentaram com a idade; e 'ações com amor' (como brincar e beijar), que apresentaram um decréscimo. As justificativas ressaltaram, principalmente, a consequência positiva que o exemplo de amor propiciaria, especialmente, a si próprio, ou seja, um interesse próprio que aumentou com a idade. Salientamos que o sentimento foi mencionado tanto como exemplo de amor, como justificativa. Verificamos que a concepção que as crianças têm do amor é ampla, sendo importante, portanto, darmos ênfase no processo de formação dessa virtude, uma vez que o amor auxilia na formação moral. Assim, esperamos incentivar outros trabalhos e discussões sobre o amor, contribuindo para propostas de educação e auxiliando na formação moral das crianças.

Keywords : desenvolvimento moral; juízo moral; virtudes; amor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )