SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue94Assessment of creativity in university studentsThe role of psychopedagogists relative to bullying author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

DIAS, Emerson Piantino et al. Expectativas de alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em instituições de saúde. Rev. psicopedag. [online]. 2014, vol.31, n.94, pp. 44-55. ISSN 0103-8486.

Neste estudo de abordagem qualitativa, objetivou-se investigar as expectativas de alunos do primeiro período de um curso técnico em enfermagem de uma universidade pública, acerca do seu primeiro estágio em unidades de saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, gravada e transcrita, de acordo com a Resolução 196/96 que regulamenta a pesquisa com seres humanos. Os resultados obtidos demonstram que o início do estágio é permeado por sentimentos de medo, insegurança e ansiedade dos estudantes. Pode-se concluir que esse é um momento em que devem contar com a compreensão e o conhecimento dos docentes para que se sintam mais confortáveis e preparados para elaborar questionamentos e sanar dúvidas em relação ao exercício profissional.

Keywords : Escolas de Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Estágio Clínico; Instituições de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )