SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número94Expectativas de alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em instituições de saúdePsicopedagogia em contextos hospitalares e da saúde: três décadas de publicações na revista psicopedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SILVA, Adalgisa Conceição Ferreira da  e  COSTA, Alice Maria Figueira Reis da. O papel do psicopedagogo em relação ao bullying. Rev. psicopedag. [online]. 2014, vol.31, n.94, pp. 56-62. ISSN 0103-8486.

Nosso interesse pelo bullying partiu inicialmente do destaque desse assunto na mídia, e de como esse problema pode afetar nossa escola. O estudo dessa temática teve como ponto de partida conversas com professores, especialistas, funcionários e depois com pais e comunidade. Por essas discussões que ocorreram em várias redes sociais de diferentes níveis socioeconômicos, de um caso concreto diagnosticado dentro de sala de aula, se fez necessário este estudo direcionado ao processo educacional para que os membros da comunidade escolar estejam atentos a esse vilão que permeia a educação do século XXI e elaborem planos de ação em que valores éticos e políticos tão esquecidos em tempos atuais onde o individualismo impera, contribuem para que a prática do bullying venha a diminuir e até mesmo se extinguir de nossas escolas.

Palavras-chave : Bullying; Violência; Hostilidade; Instituições Acadêmicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )