SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número95Caracterização do perfil de clientela de clínica-escola de psicopedagogiaEficácia de um programa de intervenção fônica para crianças com dificuldades de leitura e escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

BRUM, Franciélins Teixeira  e  PAVAO, Sílvia Maria de Oliveira. Espaços psicopedagógicos na escola: legitimados ou urgentes?. Rev. psicopedag. [online]. 2014, vol.31, n.95, pp. 109-118. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Discutir as ações do psicopedagogo na intervenção das dificuldades de aprendizagem no espaço escolar. MÉTODO: Estudo do tipo qualitativo de análise interpretativa, com aplicação de entrevista do tipo semiestruturada com psicopedagogas de diferentes escolas que realizam a intervenção psicopedagógica. RESULTADOS: A avaliação e o acompanhamento psicopedagógico são processos criteriosos que podem identificar obstáculos do não aprender, encaminhando para o desenvolvimento da aprendizagem. As ações psicopedagógicas destacam-se pela inserção coexistente nas dimensões pessoais, familiares, escolares e sociais. CONCLUSÃO: A intervenção psicopedagógica nas escolas favorece os processos de aprendizagem, e deveria ser essencial em todas as escolas.

Palavras-chave : Escola; Psicopedagoga; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )