SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número95Espaços psicopedagógicos na escola: legitimados ou urgentes?O modelo RTI - Resposta à intervenção como proposta inclusiva para escolares com dificuldades em leitura e escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

ANDRADE, Elizabete Maria de Almeida; MECCA, Tatiana Pontrelli; ALMEIDA, Roselaine Pontes de  e  MACEDO, Elizeu Coutinho de. Eficácia de um programa de intervenção fônica para crianças com dificuldades de leitura e escrita. Rev. psicopedag. [online]. 2014, vol.31, n.95, pp. 119-129. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Este estudo teve por objetivo avaliar o efeito de uma intervenção realizada por professores, baseada na abordagem fônica para a superação das dificuldades de leitura e escrita. MÉTODO: Participaram crianças de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas de São Paulo, subdivididas em: Grupo Experimental submetido à intervenção fônica (GE), composto por crianças com dificuldades de leitura e escrita; Grupo Controle 1 (GC1): por crianças sem dificuldades e Grupo Controle 2 (GC2): crianças com dificuldades em leitura e escrita. Avaliação pré e pós-intervenção foi realizada com a Bateria de Avaliação de Leitura e Escrita (BALE). Foram feitas comparações do nível de consciência fonológica e dos estágios de leitura do GE, antes e depois das intervenções. RESULTADOS: Houve melhora significativa do GE em relação ao GC2 na BALE, e em consciência fonológica e nos estágios de intervenção, o GC1 apresentou ganhos significativos, enquanto que o GC2 permaneceu estável. CONCLUSÕES: Embora o efeito da escolarização tenha sido maior para as crianças sem dificuldades, crianças com dificuldades de leitura e escrita se beneficiaram com o uso do método fônico.

Palavras-chave : Leitura; Escrita; Alfabetização; Método Fônico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )