SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número95Eficácia de um programa de intervenção fônica para crianças com dificuldades de leitura e escritaMetacognição como processo da aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

MACHADO, Andréa Carla  y  ALMEIDA, Maria Amelia. O modelo RTI - Resposta à intervenção como proposta inclusiva para escolares com dificuldades em leitura e escrita. Rev. psicopedag. [online]. 2014, vol.31, n.95, pp. 130-143. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: A presente pesquisa objetivou verificar a eficácia de um programa baseado no modelo de RTI - Resposta à intervenção para escolares com dificuldade de leitura e escrita. MÉTODO: Participaram do estudo 14 escolares, sendo 30% do gênero feminino e 70% do gênero masculino, com média de idade de 9,07 ± 0,65 anos de idade, oriundos de sala de aula regular de 3º (50%) e 4º (50%) anos do Ensino Fundamental I pertencentes a duas escolas públicas municipais de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A pesquisa quase experimental abarcou o delineamento de grupo sob seu próprio controle com etapas: pré-ensino-pós-seguimento. Foram utilizados dois instrumentos: Teste de Desempenho Escolar (TDE) para composição da amostra e, PROLEC - Provas de avaliação dos processos da leitura, com 14 tarefas no total. RESULTADOS: Os resultados obtidos foram analisados pelo teste estatístico Teste de Kendall para identificar quais momentos de observação diferem-se dos demais, quando comparados par a par. Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significantes na maioria dos pares de variáveis das tarefas analisadas, o que evidencia o ensino de leitura por meio de instruções específicas e vinculadas ao entendimento do princípio alfabético, os escolares com dificuldades em leitura e escrita precisam conhecer o mecanismo do sistema do português, considerando tarefas de identificação letra-som à compreensão de texto. CONCLUSÃO: É importante o investimento em programas que auxiliam tanto o professor, quanto o escolar com dificuldades.

Palabras clave : RTI; Dificuldade; Leitura; Escrita; Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )