SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue95Metacognition as learning processPossibilities psychoeducational intervention: the social skills as an alternative to stress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

CHAVES, Marta; CORREA, Valquiria da Silva Santos; MACHADO, Vânia Regina Barbosa Flauzino  and  SILVA, Aline A. da. Aprendizagem e desenvolvimento: uma perspectiva pedagógica e psicopedagógica com literatura infantil. Rev. psicopedag. [online]. 2014, vol.31, n.95, pp. 152-157. ISSN 0103-8486.

Neste estudo, objetivamos destacar a importância da literatura infantil e sua contribuição para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança em uma perspectiva pedagógica e psicopedagógica e, ainda, uma reflexão sobre práticas educativas humanizadoras. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre a literatura infantil embasada na Teoria Histórico-Cultural, apresentando sua importância e contribuição para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. A presente pesquisa destaca o trabalho que pode ser desenvolvido com os expoentes da literatura infantil. Ressaltamos a Teoria Histórico-Cultural e a literatura infantil, pontuando alguns elementos que a constituem, sua importância e contribuição para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Salientamos uma atenção psicopedagógica utilizando como recurso elementos que constituem a literatura infantil como contos de história, música, poesia e poemas. A análise indica a compreensão equivocada dos componentes da literatura infantil, reduzindo-se apenas a contos de história e, consequentemente, a limitação da aprendizagem e desenvolvimento da criança diante das possibilidades de formação humana e também a importância da formação inicial dos educadores como reprodutora dessa cultura.

Keywords : Literatura infantil; Psicopedagogia; Aprendizagem; Desenvolvimento infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )