SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue95Learning and development: a pedagogical and psychopedagogical perspective with children's literatureFamily and autism: literature review in national databases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SAMORA, Bruna Machado  and  SILVA, Marjorie Cristina Rocha da. Possibilidades na intervenção psicopedagógica: as habilidades sociais como alternativa ao estresse. Rev. psicopedag. [online]. 2014, vol.31, n.95, pp. 158-168. ISSN 0103-8486.

O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância da atuação do psicopedagogo na área empresarial, mais especificamente tendo em vista a intervenção psicopedagógica com o uso de vivências para a promoção de habilidades sociais como alternativa ao estresse. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos dos últimos 10 anos, utilizando como palavras-chave os termos estresse, psicopedagogia e habilidades sociais, bem como foram pesquisados livros, dissertações e teses. Em geral, as pesquisas relatam que os sujeitos com déficits em habilidades sociais dispõem de maior propensão ao estresse, dentro e fora do local de trabalho. E que a atuação do psicopedagogo numa empresa seria de avaliar, obter o conhecimento do problema e intervir, ajudando o sujeito a reelaborar sua vida e readquirindo a sua aprendizagem ao estado normal. Os estudos encontrados apontam que de 25% a 30% dos indivíduos com deficiências em habilidades sociais têm sido vinculados ao estresse. Porém, conclui-se que existe uma escassez de trabalhos interligando a atuação do psicopedagogo na melhoria do estresse por meio do estudo das habilidades sociais, revelando assim a necessidade de futuros estudos, bem como pesquisas que apresentem propostas de intervenção ou prevenção no meio empresarial com exibição de resultados nas aprendizagens.

Keywords : Psicopedagogia empresarial; Psicologia Organizacional; Saúde do trabalhador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )