SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número95Aprendizagem e desenvolvimento: uma perspectiva pedagógica e psicopedagógica com literatura infantilAutismo e família: revisão bibliográfica em bases de dados nacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SAMORA, Bruna Machado  e  SILVA, Marjorie Cristina Rocha da. Possibilidades na intervenção psicopedagógica: as habilidades sociais como alternativa ao estresse. Rev. psicopedag. [online]. 2014, vol.31, n.95, pp.158-168. ISSN 0103-8486.

O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância da atuação do psicopedagogo na área empresarial, mais especificamente tendo em vista a intervenção psicopedagógica com o uso de vivências para a promoção de habilidades sociais como alternativa ao estresse. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos dos últimos 10 anos, utilizando como palavras-chave os termos estresse, psicopedagogia e habilidades sociais, bem como foram pesquisados livros, dissertações e teses. Em geral, as pesquisas relatam que os sujeitos com déficits em habilidades sociais dispõem de maior propensão ao estresse, dentro e fora do local de trabalho. E que a atuação do psicopedagogo numa empresa seria de avaliar, obter o conhecimento do problema e intervir, ajudando o sujeito a reelaborar sua vida e readquirindo a sua aprendizagem ao estado normal. Os estudos encontrados apontam que de 25% a 30% dos indivíduos com deficiências em habilidades sociais têm sido vinculados ao estresse. Porém, conclui-se que existe uma escassez de trabalhos interligando a atuação do psicopedagogo na melhoria do estresse por meio do estudo das habilidades sociais, revelando assim a necessidade de futuros estudos, bem como pesquisas que apresentem propostas de intervenção ou prevenção no meio empresarial com exibição de resultados nas aprendizagens.

Palavras-chave : Psicopedagogia empresarial; Psicologia Organizacional; Saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )