SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue95Possibilities psychoeducational intervention: the social skills as an alternative to stressExecutive functions in children with cerebral palsy: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

HAMER, Bruna Laselva; MANENTE, Milena Valelongo  and  CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho. Autismo e família: revisão bibliográfica em bases de dados nacionais. Rev. psicopedag. [online]. 2014, vol.31, n.95, pp. 169-177. ISSN 0103-8486.

Os primeiros estudos envolvendo o autismo infantil atribuíam à família participação no comprometimento do desenvolvimento psicoafetivo da criança. A proposta deste estudo foi revisar a literatura relacionada ao autismo e família em duas bases de dados nacionais (Banco de Teses e Dissertações da Capes e Scientific Electronic Library Online), sem delimitação de período específico, bem como identificar as principais temáticas focadas. Foram localizados 29 estudos no Banco de Teses e Dissertações da Capes, sendo o primeiro registro em 1990 e 12 na Scientific Electronic Library Online, sendo a primeira publicação de 2001. Os resultados foram agrupados em sete categorias. As categorias "Qualidade de vida" e "Relações familiares" concentram a maioria das publicações no Banco de Teses e Dissertações da Capes. Já na Scientific Electronic Library, a maioria refere-se as "Relações familiares" e "Revisão bibliográfica". Identificou-se que nenhuma das teses ou dissertações foi publicada em formato de artigo científico, prejudicando a divulgação das pesquisas na área.

Keywords : Autismo; Família; Desenvolvimento infantil; Revisão de literatura; Transtorno global do desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )