SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número97Dificuldade de aprendizagem no ensino fundamental e médio: a percepção de professores de sete escolas públicas de São Paulo - SPProtocolo lince de investigação neurolinguística (PLIN): instrumento lúdico para conhecer habilidades de leitura e escrita índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

REIS, Mariana Pereira dos  y  BARONE, Leda Maria Codeço. Uma experiência fílmica na escola. Rev. psicopedag. [online]. 2015, vol.32, n.97, pp. 38-48. ISSN 0103-8486.

O presente trabalho foi elaborado a partir da dissertação "O garoto", de Charlie Chaplin: desvendando o apelo de uma obra de arte em sala de aula, de 2014, realizada no curso de Pós-graduação em Psicologia Educacional, do Centro Universitário FIEO, Osasco/SP, e teve por objetivo apresentar e discutir os apelos emocionais e psíquicos da experiência com o referido filme, projetado a alunos do 2º ano de uma escola pública em São Paulo, bem como contribuir para as reflexões sobre a presença da arte, especialmente o cinema, em sala de aula, visto como instrumento humanizador e/ou terapêutico, de natureza estética, capaz de mobilizar na criança sua capacidade narrativa e a expressão de aspectos projetivos. Pode-se observar o imenso valor da experiência fílmica na escola, pois a mesma permitiu maior elaboração psíquica dos alunos, além de mobilizar muitos saberes existenciais.

Palabras clave : Cinema como assunto; Educação; Humanização; Educação estética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License