SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número97Educação para a sexualidade e prevenção da violência sexual na infância: concepções de professorasPsicomotricidade no contexto da neuroaprendizagem: contribuições à ação psicopedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

MACHADO, Andréa Carla; VAIL, Cindy  y  ALMEIDA, Maria Amelia. Colaboração escolar na perspectiva da educação inclusiva americana. Rev. psicopedag. [online]. 2015, vol.32, n.97, pp. 72-83. ISSN 0103-8486.

A presente pesquisa objetivou observar, sistematicamente, intervenções realizadas pelos professores regular e especial em instituições escolares americanas. Participaram da pesquisa quinze professores de quatro escolas, uma rural e três urbanas na cidade de Athens, Estado da Georgia, nos Estados Unidos. Foram utilizados para coleta de dados quatro instrumentos que versaram sobre roteiros observacionais. Os dados foram analisados de acordo com critérios estabelecidos, descritos e postos em discussão. Os resultados foram consistentes para concluir que: as observações realizadas nas salas de aulas se mostraram importantes para verificar a forma de desenvolvimento da colaboração dos professores perante os alunos com necessidades especiais. Da mesma forma, os atendimentos especializados e os programas de avaliação e monitoramento desenvolvidos pelos professores em sala de aula forneceram subsídios para a construção de parâmetros consistentes de atendimentos, que poderão ser utilizados como recurso para montagem de programas de consultoria colaborativa em pesquisas futuras na realidade brasileira.

Palabras clave : Comportamento cooperativo; Instituições acadêmicas; Docentes; Educação especial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License