SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número97Colaboração escolar na perspectiva da educação inclusiva americanaCompreendendo o impacto do TDAH na dinâmica familiar e as possibilidades de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MORAES, Sonia  e  MALUF, Maria Fernanda de Matos. Psicomotricidade no contexto da neuroaprendizagem: contribuições à ação psicopedagógica. Rev. psicopedag. [online]. 2015, vol.32, n.97, pp. 84-92. ISSN 0103-8486.

Compreender como se desenvolve o processo de aprendizagem na criança é uma das melhores formas de contribuir para que ela se desenvolva sem tropeços e aproveitando ao máximo seu potencial cognitivo. Para atender a esse objetivo geral, diversas abordagens são possíveis, mas este trabalho buscou as contribuições de três áreas: Psicomotricidade, Psicopedagogia e Neuroaprendizagem. Para isto, realizou-se revisão bibliográfica que cobriu os seguintes recortes: Psicomotricidade e contribuições à aprendizagem; Psicopedagogia, definição de objeto e formas de atuação; Neuroaprendizagem, princípios e contribuições às práticas educativas. A revisão partiu de consulta à obra de autores consagrados nas áreas citadas e estendeu-se à produção científica dos últimos dez anos, buscando conquistas e possibilidades efetivas de ação interdisciplinar e transdisciplinar que favoreçam o desenvolvimento cognitivo e a boa evolução na aprendizagem escolar. Os artigos selecionados e analisados confirmam os benefícios do diagnóstico e intervenção precoces aos pacientes em situação de risco, ou que apresentem dificuldades ou transtornos de aprendizagem já instalados. A pesquisa revelou, ainda, a existência de lacunas graves na formação dos profissionais da Educação, o que, em combinação com dificuldades e carências das próprias crianças, explica o crescente índice de fracasso escolar no País. Também se constatou haver demanda por revisão do currículo em Pedagogia que permita o retorno da Psicomotricidade à grade, além de inclusão da Neuroaprendizagem como disciplina, não só nesse curso, como também em licenciaturas e especializações voltadas à Educação.

Palavras-chave : Desenvolvimento motor; Aprendizagem; Psicomotricidade; Psicopedagogia; Neuroaprendizagem; Dificuldades de aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License