SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue98Memory test on children and teenagers with stroke history and children with difficulties in scholar learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

JAFFERIAN, Vera Helena Peres  and  BARONE, Leda Maria Codeço. A construção e a desconstrução do rótulo do TDAH na intervenção psicopedagógica. Rev. psicopedag. [online]. 2015, vol.32, n.98, pp. 118-127. ISSN 0103-8486.

Este trabalho tem como objetivo discutir o efeito que o diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode ter sobre o sujeito e, também, como a intervenção psicopedagógica pode contribuir para a desconstrução do rótulo, favorecendo o sujeito a encontrar outro caminho que não seja a repetição do destino. Trata-se de uma análise construtiva-interpretativa a partir de fragmentos de atendimentos psicopedagógicos retrospectivos considerados em duas dimensões. A primeira em relação às entrevistas iniciais com os pais, professores e pacientes, enfatizando o efeito de destino do diagnóstico. A segunda em relação à intervenção psicopedagógica, ressaltando o efeito de desconstrução do rótulo. A análise dos dados sugere que o diagnóstico tem o efeito de destino na vida do sujeito que fica sem autonomia e que, com a intervenção psicopedagógica, o mesmo se desveste do rótulo e sai do lugar que se encontrava.

Keywords : Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade [diagnóstico]; Transtornos de Aprendizagem; Criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License